luciana viana e eddy andrade

Duo

AVENIDA BRASIL / WORKSHOW

No Workshop Avenida Brasil o duo Luciana Viana e Eddy Andrade propõem um passeio histórico-musical pela canção popular brasileira. Nesse curso os músicos oferecem aos participantes uma narrativa da história da canção popular brasileira no Século XX com seus principais cantores, instrumentistas e compositores. Porque é preciso que o Brasil conheça o Brasil através de suas mais importantes e significativas músicas e compositores.

“O Brazil não conhece o Brasil” diz a letra de Querelas do Brasil, canção de Maurício Tapajós e Aldir Blanc. Poderíamos dizer que esse verso é o motivo maior do workshop e show Avenida Brasil. Com esse trabalho educativo e artístico Luciana e Eddy devolvem ao seu público o resultado de mais de cinco anos de pesquisa e estudo de repertório no que diz respeito à canção brasileira do século XX e a possibilidade que essa manifestação artística tem de revelar importantes momentos históricos do Brasil.

A canção brasileira é reconhecida nacional e internacionalmente como um dos produtos de maior relevância

artística e poder de síntese do que seja o Brasil, suas características, sua formação e consequente complexidade. Acreditamos ser possível conhecer um pouco dessa complexidade através da canção que advém das três matrizes que formam o povo brasileiro: o índio, o negro e o europeu branco.

Apesar de nosso país ser um celeiro de músicos importantes e manifestações artísticas diversas, percebe-se a escassez de trabalhos voltados para a educação musical aliada à questão da cidadania. Esse é um dos objetivos do workshop aqui proposto, pois acreditamos que a música é capaz de trazer esclarecimento e consciência de quem nós somos, de onde viemos e que tipo de cidadãos seremos.

Portanto, o workshop Avenida Brasil conta um pouco da história do Brasil, através de importantes cantores, compositores e intérpretes e a produção cancional que se desenvolveu no século XX. Este curso reafirma a riqueza da canção brasileira como forma artística capaz de fazer com que “o Brasil conheça o Brasil”.

A partir de uma perspectiva da música como elemento histórico-social o duo Luciana Viana e Eddy Andrade explanam sobre a história da canção popular brasileira do século XX. Esta narrativa é, obviamente, recheada com trechos de canções importantes e emblemáticas nessa história. Também surgem nessa narrativa importantes personagens, suas vidas e suas obras. Essa, não é, entretanto, somente a história dos indivíduos, mas de grupos, movimentos e do contexto aos quais estavam e estão ligados, diz respeito aos lugares dos Brasis existentes, diz respeito à política brasileira, diz respeito à beleza desse país tão controverso e complexo.

Sobre o Vídeo:

 

Projeto que compreendeu um workshop sobre a história da canção brasileira apresentado na escola pública de ensino médio “Tinta e um de março”, sediada em Campinas-SP, e posteriormente um show realizado no auditório da Biblioteca Central da Unicamp, realizado no dia 08 de novembro deste ano. Promovendo, desta maneira, um encontro entre os alunos da rede de escolas públicas e universidade, buscando democratizar os espaços de comunicação e ensino.

 

Edital de 2018 da Próreitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

 

Realizado por Luciana Viana, Eddy Andrade e Jaqueline Soraia.

 

Vídeo produzido por Batuq Produções (Nina Pires e Paula Cintra)