luciana viana e eddy andrade

Duo

Show

JUSSARA

LOGO%2520(Fundo%2520Transparente)_edited

Jussara é o show autoral de Luciana Viana e Eddy Andrade. O espetáculo composto por canções de autoria da cantora traz consigo o universo das pessoas do interior do Brasil. Inspirado nas questões e nas paisagens interioranas, o novo show do duo apresenta dois formatos. Pode ser apresentado em duo ou com a formação completa e sendo assim, além de contar com Luciana Viana (voz e percussão) e Eddy Andrade (violão, direção musical e arranjos), conta também com participação de Vitoria Faria (sanfona), Ana Morales (violino), Cesar Pereira (flauta transversal) e Gabriel Peregrino (percussão).

O show Jussara é composto por 12 canções, em sua maioria, de autoria de Luciana Viana com arranjos de Eddy Andrade. Inspirado nas paisagens interioranas, no drama do caipira e do sertanejo que migram para a cidade em busca de uma vida melhor, Jussara traz em seu repertório diversos gêneros musicais brasileiros como maracatu, baião e toada. O universo musical e poético é, assim, interiorano, mas é citadino também já que os arranjos construídos por Eddy Andrade exploram outras referências que vão além da cultura popular e gêneros musicais do Brasil profundo.

Além disso, o processo de composição que culminou nesse espetáculo está recheado de referências “extra-musicais”. Nas canções Coragem e Vereda de Lá, Luciana Viana toma emprestado de João Guimarães Rosa algumas expressões e versos que inspiram as duas canções. Há também “10 meninos”, canção que denuncia a violência policial, sistema carcerário brasileiro e o crime ocorrido em Goiânia – GO onde dez internos do Centro de Internação para Menores do 7º Batalhão da Polícia Militar morreram carbonizados após incêndio que, ainda hoje não foram esclarecidas as causas.

A isso se somam as experiências pessoais da compositora que, de família de retirantes nordestinos, se reconhece também como desterrada - já que vive há mais de cinco anos fora de sua terra natal. Esta questão aparece na canção Poeira-saudade-poeira, um baião estilizado. E é como desterrada e moradora da Moradia dos estudantes da Unicamp que Luciana Viana e Eddy Andrade apresentam a sua segunda parceria composicional. O também baião Taba conta um pouco da realidade das lutas por moradia presentes no Brasil.

2019_jussara_individuais-11.jpg

E Jussara, música que dá nome ao espetáculo, é mais uma homenagem às pessoas, às mulheres, às suas lutas, às cidades com nome de mulher, às árvores com nome de mulher. Jussara: uma árvore, uma cidade, uma mulher, a filha de uma entidade da mata. É tudo isso que Jussara representa.

 

Em Jussara a parceria entre Luciana e Eddy, o Duo Interior, se aprofunda, pois o violonista costura as linhas melódico-harmônicas propostas pela cantora e adensa o universo trazido pelas canções. A musicalidade do duo ganha ainda contornos mais brasileiros por contar com a participação especial de Vitória Faria (sanfona), César Pereira (flauta) e Gabriel Peregrino (percussão).

2019_jussara_grupo_cred Pablo Gea-5.jpg

A natureza e sua devastação, a natureza das pessoas em trânsito do interior para a cidade grande, o caipira e o sertanejo em contextos urbanos. Tudo isso se revela em Jussara através das canções que foram compostas a partir de processos de leitura, pesquisa e que tem como referências importantes nomes como Milton Nascimento, Dominguinhos, Sérgio Santos, Conversa Ribeira, entre outros

Duo Interior - Jussara (Luciana Viana) do nosso jardim...

Duo Interior - Poeira Saudade Poeira

Duo Interior - Dez Meninos

Teaser do show em duo

Poeira-Saudade-Poeira (músia que integra o show jussara)